Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Sancionada lei que facilita divórcio a vítimas de violência doméstica.

Publicado por Frederico Queiroz
há 4 anos

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta data, dia 30/10/2019, a Lei 13.894/19, que traz importantes alterações jurídicas nos processos em que figuram como parte vítimas de violência doméstica.

Conforme as alterações, a autoridade policial deverá promover o encaminhamento da vítima de violência doméstica à assistência judiciária, quando for o caso, inclusive para eventual ajuizamento da ação de separação judicial, de divórcio, de anulação de casamento ou de dissolução de união estável perante o juízo competente.

Outra importante alteração é que o foro competente para a ação de divórcio, separação, anulação de casamento e reconhecimento ou dissolução de união estável também passa a ser o de domicílio da vítima de violência doméstica e familiar, nos termos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).

Ainda, passa a ser obrigatória a intervenção do Ministério Público nas ações de família em que figure como parte vítima de violência doméstica e familiar.

Por fim, importante alteração é a de que passa a tramitar com prioridade processo judicial em que figure como parte a vítima de violência doméstica e familiar.

  • Publicações4
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações130
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sancionada-lei-que-facilita-divorcio-a-vitimas-de-violencia-domestica/774902719

Informações relacionadas

Alessandro Bras Rodrigues, Advogado
Modelosano passado

Divórcio Litigioso.

Consultor Jurídico
Notíciashá 4 anos

Sancionada lei que prioriza divórcio em caso de violência doméstica

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 6 anos

(MODELO) Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável c/c Alimentos e Partilha de Bens

Sidnei Costa, Advogado
Notíciashá 4 anos

Lei 13.894/19 e a vítima de violência doméstica

Aline Mara Knob, Advogado
Notíciashá 4 anos

Publicada a lei 13.894/19 que facilita o divórcio a vítimas de violência doméstica.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A mulher de fato, merece tratamento diferenciado; A mulher é mais fraca fisicamente e os relatos de agressões são reiterados; A mulher é especial por ter a faculdade da maternidade. Mas veja, se as leis aí existentes tivessem efetividade não haveria necessidade de novos regulamentos todos os dias; Não sabemos onde isso irá parar. Chegará um dia que um simples olhar em direção a uma mulher será criminalizado; Hoje, se você travar uma discussão com uma mulher é melhor não divergir pois se ela entender que foi ofendida, já haverá motivo para um processo e dependendo, será pela lei Maria da Penha. Portanto, cuidado senhores. continuar lendo